6 de setembro de 2009

(In)dependência ou Sorte?

(IN)DEPENDÊNCIA OU SORTE ?

A propósito da famigerada data que comemoramos , cabe-nos , se não o dever, o direito de exprimir algumas considerações.
Há exatos 187 anos, um príncipe, imbuído de exacerbado ufanismo e tendo o nobre orgulho ferido, disse uma frase: INDEPENDÊNCIA OU MORTE.
Hoje, diante de tudo que presenciamos no cenário nacional, parece-nos  que optamos pela morte. Infelizmente uma morte lenta e  gradual, pois em doses homeopáticas nossos governantes desde aqueles idos tempos, têm nos administrado o terrível veneno do desprezo. Pois vejamos:  querem maior desprezo do que decretar a pena de morte a alguém sem julgamento e depois esquartejar seu corpo e espalhar as partes pelas estradas? Ou seqüestrar um cidadão qualquer – exemplo, um jornalista – depois matá-lo e simular um suicídio na prisão? Ou ainda brincar com  o salário mínimo de espicha–encolhe? O parco e sagrado recurso que têm os menos favorecidos para sobreviver?  E o veneno mais forte ainda, o de  julgar estultos a todos nós, nos brindando com bate-bocas em momento e lugar em que  deveriam estar cuidando de nossos interesses, ou ainda vindo à televisão e afirmando coisas que são no dia seguinte, ou até antes, comprovadamente mentiras?
Como brasileiro sinto-me traído e ofendido, o que acredito acontecer com todo cidadão de bem desse país. Como penso que a ofensa se mede pela pessoa ofendida, essa ofensa é brutal. Pois os nossos representantes, aqueles que deveriam defender com todas as forças nossa independência, o fazem sim, mas apenas para si mesmos e para seus apaniguados, ofendendo não um coleguinha de escola  com uma bobaginha  qualquer, mas ofendendo sim, mais de 190 milhões de brasileiros, na maioria honestos, trabalhadores e tementes a Deus. Assim essa ofensa é do tamanho do nosso país. Portanto Senhores Congressistas componentes das várias CPIs, CONSELHOS, LIDERANÇAS, ETC., façam justiça! Não deixem que sejamos roubados no que nos dá mais orgulho – nossa dignidade. Senhores Congressistas, o povo não está preocupado de onde sai tanto dinheiro, ou para onde ele vai. Até porque isso não vai fazer diferença no nosso dia-a-dia. O povo está preocupado, sim, com a nossa história. Não queremos passar para os anais da História como o país da corrupção, da desfaçatez e da impunidade.
Oxalá pudéssemos, no próximo  setembro,  estar com a espada da esperança no alto e não tendo que ficar apenas na espera da sorte. Que possamos ser realmente  senhores do nosso destino, com democracia plena e cidadania de fato. Que não tenhamos que optar, como tem sido até agora, entre  (in)dependência ou sorte.

José Moreira Filho
Acadêmico da ALAMI
moreira@baciotti.com

22 comentários:

  1. Ana Tereza Filgueiras6 de setembro de 2009 às 11:40

    ..... é exatamente isso o meu sentimento em relação a tudo que acontece atualmente em nosso país. Está difícil termos esperança de algo melhor, de uma educação evoluída, um atendimento na saúde eficiente.... porém temos que unirmos, procurarmos uma forma de arrancar este câncer político que se espalha em todo país.

    ResponderExcluir
  2. Independência ou cartão vermelho pra CPIs, CONSELHOS, LIDERANÇAS, ETC, etc.
    Muito bom esse texto. Valeu!
    Apesar de tudo, tenho: " Orgulho de ser Brasileira"
    Viva o Brasil! Viva! Viva!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, ótimo.
    Sinto-me indignada com as comemorações do 7 de setembro, com direito a discurso em rede nacional. Que independência? Liberdade onde? Se somos feitos prisioneiros dentro das nossas casas, enquanto bandidos dominam as ruas? Concordo com todas as suas palavras, teremos sorte se chegarmos ao próximo "Dia da Independência", mas esperar mais do que isso é utopia.

    ResponderExcluir
  4. Sabemos que tudo que é gerado em nosso país é fruto na nossa aceitação e da nossa falta de união. Devemos nos unir a cada dia e dá um basta para essa farsa chamada "Política" que acaba embolsando todos nossos bens e fragilizando a nossa classe. Quanto ao texto, sinto-me muito honrado por ter tido o prazer de ler e usufruir desta boa obra. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente nosso pais ainda vivie a politica dos coroneis. Precisamos destituilos de seu poder através do voto conciente. Tenho comigo a frase do poeta Jorge Bem Jor, " Para acabar com a malandragem deve se prender todos os otários", ou não votar nos malandros.
    Muito boa sua crítica. Meus parabéns

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto,nós Brasileiros temos que lutar por um País Melhor,digno!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto,Prcisamos lutar pelo Futuro de nossas crianças!!Dgnidade respeito Já!!

    ResponderExcluir
  8. Realmente, é lamentável a democracia que estamos vivendo.
    Se isto pode ser chamada de Democracia, que sabemos que é Governo do Povo e para o o Povo.
    Caímos no esquecimento, perdendo para baixarias e corrupções.
    Parabéns
    Liberdade, Independência que precisamos fazer.
    Luzia

    ResponderExcluir
  9. Vivemos em um Sem Dominio aberto pagando com o sangue e suor aos que deveriam nos guardar proteger. Esta semana apos ouvir na tv uma autoridade policial dizer que devemos deitar no chao em caso de confrontos,"DEITAR NO CHAO"Como ao ouvir isso perdi o chao,noçao,a esperaça.Quem sabe junto com a instrução venha um colete capacete aprova de bala pois em alguma hora termos que ficar de pe,sem saber a que horas o confronto recomeça .
    Quando vi balas riscando ceu minha casa trasformada em fotaleza minha familia presa ou monitorada por um celular .Dei as costas e pretendo permanecer no mato pois entre os animais ainda tenho o direito de ser herectus.
    Parabens, obrigada por poder participar,sou otimista mas .......

    ResponderExcluir
  10. Quanto aos problemas enfrentados em nosso país,torna-se importante que cada um de nós façamos a nossa parte,pois as consequências de nossos atos,é visível e não tem perdão.Ninguém é feliz enganando o outro.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns,temos sempre que pedir piedade por esta nação que a cada dia recebe noticias e noticias que são favoravéis apenas a uma faixa pequena da sociedade, nossa burguesia de certos politicos, que se esquecem que somente estão lá por causa de votos de pessoas simples que um dia acreditaram neles,e depois da eleição o povo, o eleitor é esquecido.será que temos independencia,ou somos dependentes?
    basta lembar-mos de nossas escolas, nossos Hospitais, nossas rodovias, nosso meio ambiente, nossas crianças no mundo do trafico, nosso salario minimo, tantos problemas pelos quais precisamos de uma independencia.
    Abraços
    Gerson Gomes
    Radialista

    ResponderExcluir
  12. Concordo em genero,numero e grau.Há dinheiro e soluções para tudo menos para este sofrido povo Brasileiro.Para os idosos,aposentados,para a saúde NADA.....

    ResponderExcluir
  13. creio que esses 6 comentários anteriores são de pessoas decepcionadas com o Brasil como pátria pois não suportam que o pais seja independente desde o século 19

    ResponderExcluir
  14. TERIA RAZÃO CHARLES DEGAULLE,AO AFIRMAR"TODO POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE?" ANO APÓS ANO,PERMITIMOS,COMPACTUA
    MOS,E NADA FAZEMOS. MANTEMOS A FARSA,A DESIGUALDADE,A DES
    FAÇATEZ DE NOSSOS REPRESENTANTES,QUE OCUPAM SEUS LUGARES,
    POR DÉCADAS E NÃO CORRESPONDEM A NOSSOS ANSEIOS.
    TEMOS NOSSA PARCELA DE CULPA.PODEMOS MUDAR O RUMO DESTAS
    TRAJETÓRIAS INDIGNAS,INOPERANTES E INTOLERÁVEIS."SIM,NÓS PODE
    MOS". BASTA-NOS FIBRA,QUE CARÁTER O TEMOS.PRECISAMOS DE EN -
    FRENTAMENTO,QUE FORÇA NOS CHEGA.NECESSITAMOS DE PRESENÇA
    QUE DETERMINAÇÃO É A NOSSA BANDEIRA.ESPERANÇA,TEU NOME É ORDEM,SENSATEZ E BRIO EM SER BRASILEIRO!!!

    PARABÉNS A JOSÉ MOREIRA,PELO ALENTO E PELO ALERTA.

    ResponderExcluir
  15. ELES não se importam com o que pensamos, só com os votos, então ANO QUE VEM É ANO DE ELEIÇÃO! VAMOS VOTAR CERTO E NÃO ERRAR!VEJAM EM QUEM VOTAR E O QUE ELES FIZERAM, VOTE CERTO PARA NÃO SE ARREPENDER DEPOIS...essa mensagem é certa, o problema já é antigo e temos que dar um basta nessa vergonha!

    ResponderExcluir
  16. PARABENS PELO TEXTO,MAS SABEMOS QUE TEMOS UMA PARCELA DE
    CULPA POR TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO HOJE,DESDE OS PRIMEIROS QUE NÃO DERAM UM PASTAS A ESTES POLITICOS QUE TEMOS NO NOSSO PODER.HOJE SE TORNA MAS ... VE O CERTO COM O PODER QUE ELES TEM AGORA SÓ O DEUS DOS IMPOSSIVEL RESOLVER PARA NÓS.

    ResponderExcluir
  17. É todo isso ,essa covardia deslavada,que estasmos presenciando a tanto tempo,infelizmente ,poderia ser melhor mas enquanto existir que politica naõ se discuti estamos vivendo a injustiça cada dia maior e batemos palmas para maluco .excelente o texto acima .marcia

    ResponderExcluir
  18. EXCELENTE E OPORTUNO.

    ResponderExcluir
  19. José Márcio Moreira Parente16 de setembro de 2009 às 18:59

    Bem José Moreira Filho, concordo com quase tudo que voce disse, mas acho que preocupa-nos sim, e muito, saber para onde nossos governantes estão mandando o nosso dinheiro, porque quando nossos recursos entram em descaminho, nós é que somos prejudicados, e lhe digo mais: destes representantes que estão aí, duvido muito que a maioria tenha a dignidade de fazer alguma coisa para promover de fato, qualquer melhoria na vida do povo ou de se posicionar contra qualquer medida imoral que possa comprometer a dignidade humana e passar tal fato para a nossa história. Às vezes as pessoas falam que o espírito corrupto reinante no ambiente político brasileiro, está impregnado no nosso sangue, em face da nossa etnia que se origina inicialmente de assassinos, prostitutas e demais membros da escória da Sociedade Portuguesa, quando da iniciação da colonização desta terra. Isto dói, mas esta dor não quer passar nunca, porque sempre temos uma significativa parcela de políticos que nos representam, e que fazem questão de manter esta ferida bem aberta e sangrando bastante.

    ResponderExcluir