4 de agosto de 2014

Tendo sucesso com uma Startup de Software



Fonte desse artigo: http://xojo.com/resources/softwarestartup.php (Geoff Perlman)




Então você tem uma ideia e pensa que pode construir um negócio em torno dela. A Forbes diz que 8 em 10 negócios falham no primeiro ano mas você não irá deixar isso parar você, você é aquele 2/10.

Eu iniciei uma empresa de software em 1996 e desde então eu tenho aprendido muito sobre como obter sucesso e como não obter (o que geralmente tem o mesmo valor). Algumas coisas que aprendi dos outros e algumas foram aprendidas por mim mesmo, em épocas dolorosas e experiências. Enquanto a maioria das dicas abaixo aplicam a negócios em geral, algumas são específicas de startups de software.

São algumas regras duras e rápidas. Elas são claro exceções para tudo nesse guia. Tivesse eu conhecido esses 30 pontos quando eu comecei, eu teria significantemente menos cicatrizes de batalha hoje. Espero que isso possa lhe salvar algumas.

1. Acredite na sua ideia.
Você provavelmente quer compartilhar sua ideia com algumas pessoas que você confia para ver o que elas pensam a respeito. Alguma irão pensar que você é um gênio enquanto outras irão pensar que você é um idiota que está prestes a perder muito dinheiro. Escute a todas elas. Estando confiante com sua ideia, provavelmente algum elemento você não considerou. No fim, apesar do que eles dizerem, você que irá decidir se deve mover adiante ou não. História é recheada com empreendedores de sucesso que ouviram que suas ideias nunca iriam funcionar. Fred Smith, fundador e CEO da Fedex, escreveu um artigo no colégio sobre a ideia da Fedex e recebeu um C de um professor cético. Reciprocamente, houve muitas ideias que semearam destino para o sucesso mas acabaram em falha total. Uma coisa é certa: Você precisa ser confiante e acreditar que sua ideia irá funcionar para ter qualquer chance de convencer outras pessoas ao longo do caminho.

2. Escreva um plano de negócios.
Você pode estar ansioso para começar e pensa que um plano de negócios é uma perda de tempo. Acredite em mim nisso, você está errado. Muitas pessoas pensam que um plano de negócios é somente necessário se você for obter dinheiro emprestado. O fato é que, mesmo que você vá auto-financiar sua empresa, você precisa de um investidor: você. Um plano de negócios ajuda você a visualizar sua ideia mais completamente. Você irá escrever sobre qual a dor que seus clientes em potencial tem e seu negócio reduz ou elimina. Você irá escrever sobre como pretende alcançar esses clientes em potencial. Idealmente você irá escrever sobre cada armadilha em potencial que você possa pensar e qual será seu plano B caso essas coisas aconteça. Seu plano de negócios deverá incluir lucro projetado, despesas, fluxo de caixa mensal para o primeiro ano então trimestral para os próximos 3 ou 5 anos. Inclua observações sobre como você chegou a essas projeções. Você pode se lembrar de detalhes no momento de criação do plano mas meses mais tarde você provavelmente não se lembrará. Mais detalhes não irão machucar. O exercício de criação de um plano de negócios irá provavelmente trazer mais perguntas que você não tenha considerado e que possam salvar você de alguma experiência dolorosa que poderia ser evitada.

3. Aprimore seu discurso.
Do ponto de início, você terá que explicar a ideia de seu negócio várias e várias vezes para muitas pessoas. O mais rápido e o mais convincente que você seja quando estiver jogando sua ideia, melhor. Descreva o problema, como sua ideia unicamente o resolve, e porque as pessoas irão pagá-lo para fazer isso. Você precisará de muitos diferentes discursos para diferentes tipos de pessoas. Uma Venture Capital técnica precisará de um discurso e seu tio rico que fez fortuna vendendo cortinas de chuveiros precisará de outro. Você pode ter apenas alguns minutos do tempo de alguém que mais tarde será muito importante para seu negócio, então use esse tempo o mais eficientemente possível.

4. Consiga investimentos
A planilha de fluxo de caixa de seu plano de negócios deverá dizer o quanto de dinheiro seu negócio precisa antes que ele possa sobreviver por si só. A performance financeira de seu negócio não irá atender a suas projeções de forma exata, então para determinar quanto dinheiro você precisará,você precisa considerar uma margem de erro. Quão erradas suas projeções podem estar e qual o impacto que isso terá? Execute vários cenários para descobrir. No mundo ideal, você deveria ter um fundo de reserva para seu negócio. Isso permite a você dar todos os tiros sem se reportar a ninguém. Se você não tem tal sorte, você precisará levantar dinheiro. Você pode começar com amigos e família presumindo que você esteja confortável fazendo isso. Essas pessoas que você conhece estarão propensas a investir mais em você que na ideia em si. No entanto, eles podem nunca ter feito um investimento assim antes e nenhuma ideia de negócios vale perder a família e amigos. É vital que você tenha certeza que eles estejam confortáveis com o potencial de perderem seu investimento. Se você precisar de menos que um milhão de dólares, procurar um Anjo Investidor é outra opção. Eles são indivíduos privados com uma quantidade significante de dinheiro para investir. Eles são experientes e conhecem os riscos. Eles podem ser bons conselheiros e ter contatos valiosos também. Se você precisar mais de um milhão, você provavelmente deverá conversar com uma empresa de Venture Capital (VC). Essas empresas investem dinheiro de outras pessoas e esperam uma boa parte de propriedade em sua empresa em troca do risco que eles estarão tomando. Existe um risco bem significante a se considerar ao procurar uma empresa de Venture Capital para pegar dinheiro. Capitalistas dessas empresas esperam que 1 em cada 10 dos investimentos que fazem dão retorno alto. Uma vez que eles determinem que o investimento no seu negócio não é um desses de retorno alto, eles podem parar de ajudá-lo e querer o dinheiro de volta o mais rápido possível. Isso pode denotar o fim de seu negócio, então cuidado ao negociar os termos. Do outro lado, VC são frequentemente bem conectadas e podem fazer apresentações importantes que ajudarão a evoluir seu negócio. VC é algumas vezes a única opção se você precisar crescer rápido antes que a competição inevitável apareça. Se você determinar que Venture Capital é o caminho que você precisa trilhar, prepare-se para arremessar em várias empresas antes de receber investimentos.

5. Preserve seu dinheiro.
Quase todo negócio que falha no primeiro ano faz isso por ficar sem dinheiro. A menos que seu negócio tenha o fluxo de caixa positivo (entrando mais dinheiro que gastando), você precisará preservar seu dinheiro de toda maneira que puder. Dinheiro é como oxigênio. Se você ficar sem, você está morto. Muitas startups de software caem na armadilha de pensar que elas precisam de um escritório legal (e caro) mas isso frequentemente é desperdício desnecessário do seu precioso dinheiro. Isso também pode criar uma atmosfera de sucesso quando o sucesso ainda precisa ser realizado. Você e todos os demais envolvidos precisam de um lembrete constante que vocês ainda não tem sucesso. Para a maioria das startups, toda a tecnologia existe para tornar possível as pessoas trabalharem de casa. Eu tenho ouvido fundadores dizerem que precisam de um escritório legal e muitos benefícios para atrair as pessoas certas. As pessoas certas irão querer trabalhar com você porque eles gostam de você, sua ideia e querem se tornar parte disso.

6. Tenha critério de sucesso e falha.
Eu tenho um amigo que investe no mercado de ações a faz dinheiro todos os anos. Uma das maneiras que ele faz isso é definindo uma faixa de ganhos/perdas. Se uma ação atinge o preço de venda ele vende. Se ela atinge o preço de queda, ele vende. Isso tira a emoção da equação. Você precisa ter uma maneira de medir e determinar o sucesso e a falha. Sem isso, suas emoções irão diluir seu processo de pensamento e você poderá celebrar sucesso muito cedo ou mantê-lo além da hora que deveria ter admitido derrota e seguido em frente. Você pode mudar esses critérios através do tempo mas precisa tê-los definidos desde o início.

7. Lembre-se que não desistir é frequentemente a chave para o sucesso.
Angela Lee Duckworth estudou pessoas de sucesso de várias áreas. Ela estudou estudantes, pessoas de negócios, atletas e descobriu que QI e talento eram valiosos mas o atributo mais comum das pessoas de sucesso é que elas eram duras. Elas nunca desistiam. As pessoas que trabalharam duro geralmente eram as mais prováveis de ter sucesso. Não desistir pode entrar em conflito com saber quando você falhou. Apenas você saberá quando seguir em frente e quando desistir. Instinto é frequentemente uma boa ferramenta em casos onde as coisas são incertas.

8. Conheça seu fim de jogo.
Você planeja ir a público, ser comprado, ou manter o negócio indefinidamente? Sabendo o que será seu fim de jogo poderá ajudá-lo a tomar decisões estratégicas durante o caminho. Irá ajudá-lo a ficar focado.

9. Fique focado.
Você e sua equipe não tem recursos infinitos. Existirão muitas oportunidades para distração, mas ficar focado no sua proposta de valor principal é incrivelmente importante. Se você não tiver sucesso com isso, você não terá tempo para mais nada.

10. Contrate lentamente, despeça rápido.
Nada custará mais a você que contratar a pessoa errada. Eu posso virtualmente garantir que isso irá acontecer. Eu fiz isso várias vezes. Tome tempo para encontrar a pessoa certa para cada trabalho. Você irá investir muito tempo e dinheiro nelas então você não gostará que isso seja desperdiçado. Seja honesto com você mesmo sobre suas forças e fraquezas então você pode contratar pessoas espertas para suprir essas lacunas. Pessoas inteligentes contratam pessoas inteligentes. Quando o inevitável acontecer e você descobrir que você contratou a pessoa errada, você precisa resolver a situação rapidamente. Raramente as coisas podem dar uma reviravolta e na maioria dos casos despedi-las é a solução inevitável. Ninguém que eu conheça gosta de despedir pessoas. A única coisa pior que despedir alguém é esperar 6 meses para fazê-lo. É muito tempo, dinheiro e esforço desperdiçado que poderiam ser bem gastos encontrando a pessoa certa para o trabalho.

11. Tenha um manual de empregados
Ele não precisa ser longo. Você e seus empregados precisam de um documento que diga as regras de trabalhar na sua empresa. Quanto de férias eles terão? O que você espera deles? Um manual de empregado pode ajudá-lo a evitar um monte de situações desnecessárias. A medida que novos problemas aparecerem, tire tempo para documentá-los.

12. Tenha um manual de processos.
Como o manual dos empregados, ele não deve ser longo. Ele deve documentar os processos de negócios para que as pessoas apropriadas os sigam. Informação que está somente na cabeça de um empregado não ajuda aos outros, e quando as pessoas deixarem sua empresa, eles levarão informações importantes com eles. Se você quer que seu negócio seja capaz de viver quando você ou outros empregados chave não estiverem lá, os processos importantes precisam ser documentados.

13. Mantenha um diário de negócios.
Quando estiver tomando decisões é fácil pensar que você sempre se lembrará da lógica por detrás delas. Semanas e meses depois você poderá pensar que não é esse o caso. Tire 5 minutos próximo ao fim de cada dia e escreva algumas frases sobre que coisas importantes aconteceram naquele dia e porque você tomou as decisões que tomou. Isso pode realmente ajudar quando você precisar refrescar sua memória. Seu diário de negócios pode ser uma grande fonte de informação para um relatório anual que você tenha com investidores.

14. Dê a seus empregados muito tempo de folga.
Startups frequentemente esperam longas horas de seus empregados. Quando eu comecei minha empresa nós tipicamente trabalhávamos 15 horas por dia. É legal mas isso significa que você precisará prover muito tempo de folga. Está vendo um empregado prestes a ter uma estafa ou tendo crises em sua vida pessoal que o está distraindo de ser o jogador do time que você espera que ele seja? Insista que ele precisa de uma folga. Se ele não pode focar no trabalho, você não obterá bastante dele de qualquer maneira e ele irá apreciar sua preocupação com seu bem-estar. Na Xojo, Inc. nós temos uma politica não usual de Pagamento de Tempo de Folga. Funcionários não aumentam seu tempo de folga. Eles podem tirar o tempo que precisarem. Isso remove ver o tempo de folga como um ativo que precisa ser preservado e perdido se não utilizado. Ao invés disso, empregados podem tirar folga quando eles precisarem. Tenho sido questionado o que faria se um empregado estivesse tirando muito tempo de folga. Nesse caso o empregado poderia estar tentando evitar trabalho, que é um problema diferente. Mas eu posso dizer que em 5 anos que instituímos essa política, empregados normalmente tiram menos folga anualmente que quando tínhamos a política PTO anterior.

15. Não micro-gerencie.
Micro-gerenciar pessoas é uma maneira incrivelmente ineficiente e cara de manter seu negócio. Se você se encontrar fazendo isso (ou se ouvir isso de um empregado), você estará mostrando sua relutância em deixar as coisas andarem e dar aos funcionários a responsabilidade e autoridade para eles fazerem seus trabalhos, e isso pode significar que você contratou a pessoa errada. Você precisa ser capaz de acreditar que seus empregados sabem fazer seus trabalhos.

16. Seja o chefe deles, não seus amigos.
Você precisará conhecer seus empregados bem mas você é ainda o chefe e não seus amigos. Você não pode ser ambos. Não se surpreenda se seus empregados saírem juntos para almoçar fora do trabalho e nunca lhe chamarem. Você é o chefe, não seus colegas. Eles irão se sentir desconfortáveis sendo seus amigos enquanto você for o chefe. Pode ser solitário ficar no topo mas é o preço que você tem que pagar lá.

17. Tenha um reunião "amontoada" diária e mantenha a equipe focada.
Uma reunião "amontoada" é uma reunião curta (5 a 10 minutos no máximo) onde cada membro relata o que eles pretendem fazer naquele dia. Ter uma lista de coisas a fazer mantém as pessoas focadas e provê um senso comprometimento. Iniciar objetivos em frente da equipe cria uma pressão em grupo valiosa e melhora a comunicação e eficiência. Cada membro da reunião deve entender que seus objetivos diários deve ser algo que eles acreditam que possam cumprir até o final do dia então eles precisam ser específicos. Os detalhes são desnecessários. Se alguém tem perguntas, certifique-se que estas serão mantidas para o final da reunião depois que todos já fizeram suas atualizações. Se a pergunta e a reposta parece que irá consumir muito tempo, sugira que as partes relevantes discutam após a reunião. Métricas de relatório no final da reunião pode ajudar as pessoas a ficarem focadas no que é mais importante e também melhorar a comunicação. No Xojo, eu sou responsável pelos objetivos de receita então eu reporto diariamente em minha reunião nosso progresso em relatórios mensais e anuais até o dia atual. Pelo fato de reportar esses números todos os dias, eu estou bem ciente deles e isso influencia minhas decisões diárias. Mas tenha cuidado com o que você mede pois é frequentemente o que você terá. Pergunte a pessoa responsável do marketing que meça prospectos e você terá muitos deles mas eles podem não ser convertidos em vendas. Pergunte ao chefe de engenharia para relatar correções de erros e você poderá ter muitas correções mas não necessariamente as mais importantes. Pense com cuidado sobre o que você mede.

18. Encontre bons conselheiros.
Você irá precisar de um advogado de negócios e um contador para conhecer você e seu negócio e responder perguntas importantes que você tenha. Lembre-se que caro não quer dizer bom. Nós usávamos um contador de uma empresa que parecia preferia ter uma cara e ampla revisão de cada pergunta que eu fazia. Nosso contador atual é uma "loja de um homem só" que trabalha de casa. Seus preços são razoáveis e ele não cobra uma moeda a cada vez que o ligo com uma dúvida. Lembre-se que conselheiros tem especialidades. Não vá a seu advogado de negócios com uma dúvida de patentes. É pra isso que servem os advogados de patentes. Haverá momentos que você precisará falar algo mas não se sentirá confortável em conversar com seus empregados sobre isso. É quando ajuda muito conhecer outros empreendedores. Eu encontro uma vez ao mês com o CEO de outra empresa de software. Nós discutimos como as coisas estão indo e aconselhamos um ao outro.

19. Mantenha suas finanças pessoais e do negócio separadas.
Mesmo que você seja o único proprietário, mantenha um conjunto de livros para seus negócios. Se você for usar cartão de crédito para as compras da empresa, tenha um cartão separado para você usar somente para a empresa. Manter as finanças separadas torna mais fácil analisar suas finanças da empresa. E também torna muito mais fácil lidar com uma auditoria de impostos do governo que espero que você nunca tenha uma.

20. Descubra o que seus clientes gostam e o que não gostam.
Uma pesquisa trimestral chamada Pesquisa de Promoção em Rede pode prover muita informação valiosa. A pesquisa é somente duas questões: 1) Numa escala de 1 a 10, como você se refere a nós para seus amigos e colegas? 2) Podemos te contatar a respeito de sua resposta sobre a questão 1? Essa é a pesquisa completa. Com isso você irá descobrir quais consumidores irão promover você e porquê e quais consumidores são detratores e porquê. Você pode então usar essa informação para ter uma escala se você tem mais promotores ou detratores. Você pode descobrir detalhes na enquete e então pesquisar o que conduziu a ela no livro "The Ultimate Question" de Fred Reichheld.

21. Quando o dinheiro estiver curto, saiba a quem pagar.
Sempre pague seus impostos primeiro. Se você não fizer isso, o governo irá te desativar. Se você estiver desativado, não poderá pagar ninguém mais. Depois, pague seus empregados. Sem eles você não terá dinheiro entrando para pagar seus fornecedores que, logicamente, serão pagos por último. Se você for atrasar o pagamento de alguém, avise-os com antecedência. Eles irão apreciar sua honestidade. Pague-os um pouco mesmo que você não possa pagar tudo. Seus esforços serão apreciados.

22. Quando o dinheiro circular como o vinho, economize.
Uma vez que você a ver algum sucesso, é tentador acreditar que será assim indefinidamente. Eu posso assegurar a você que isso não será o caso. Tente construir uma reserva de caixa grande o suficiente para executar seu negócio sem lucro por vários meses. Se um desastre ocorrer, isso lhe dará o tempo que precisa para tomar decisões sem interromper muito o seu negócio. Construir essa folga leva tempo, você não a terá imediatamente mas uma vez que tenha irá dormir melhor a noite. É também o momento de ter uma linha de crédito no seu banco. Isso pode ser contra-intuitivo, mas bancos normalmente querem alenas emprestar dinheiro quando você não precisa. É o momento de estabelecer uma linha de crédito ou perguntar sobre o aumento de uma linha existente. Quando você desesperadamente precisar, você verá que a maioria dos bancos não irão assumir o risco.

23. Use suas linhas de crédito e cartões de crédito regularmente.
Se você as tem, tenha certeza de usá-las várias vezes ao ano mesmo que você apenas pague o saldo a cada mês. Se você não tiver transações com um banco por um período longo de tempo, eles podem fechar sua conta sem notificação. Pode ser um inconveniente precisar de uma linha de crédito apenas para descobrir que ela foi fechada meses atrás. Obviamente as regras do banco variam de país para país mas você precisará descobrir as regras no país onde você vive.

24. Seja acessível a seus clientes.
É um infortúnio que a maioria das pessoas não esperam receber um bom atendimento a clientes. Mas você pode trazer isso para sua vantagem sendo acessível para os clientes você pode diferenciar sua empresa da competição. É também uma grande maneira de criar lealdade a sua marca. Quando um cliente está considerando trocar você por um de seus concorrentes, você os quer perguntando se terão o mesmo tipo de relacionamento com seu competidor que tem com você.

25. Seja flexível com seus clientes.
Enquanto a maioria das empresas tem uma política de 30 dias de devolução de dinheiro, no Xojo nós temos uma política de 90 dias de devolução de dinheiro. Se o período de devolução é muito curto, você pode forçar um cliente a uma decisão antes que ele esteja pronto pra ela. Nós pensamos que para nós, 90 dias é tão longo que os clientes certamente terão certeza se quiserem realmente devolver o produto. Como resultado, o número de devoluções que nós temos a cada mês é extremamente baixa. Tente manter as regras duras e rápidas sobre atendimento a clientes no mínimo. Se o cliente está fazendo uma solicitação razoável, tente fazer seu melhor para cumpri-la.

26. Leve segurança muito a sério.
Nós todos já ouvimos histórias sobre hackers quebrando grandes empresas. Isso acontece para pequenas empresas também. Uma brecha de segurança pode ser um desastre que mancha sua reputação e destrói a confiança de seus clientes em você. Isso é porque nós temos segurança forte e não usual no Xojo Cloud. Você precisa tomar as precauções necessárias para proteger os dados dos clientes, especialmente dados privados como senhas e números de cartões de crédito. Evite armazenar esses dados o quanto for possível. Senhas podem ser armazenadas como hashes e serviços de pagamento como Paypal, podem cuidar dos números de cartão de crédito para que você não precise armazená-los.

27. Considere patentear sua tecnologia.
Patentes podem ser uma boa maneira de proteger-se em casos onde você tenha tido que investir muito tempo e dinheiro criando sua tecnologia. Isso é especialmente verdadeiro em casos de hardware que em software. No entanto, sempre que você for sondado por um comprador, até mesmo patentes de software tornam sua empresa mais valiosa. Se você for considerar patentear, tenha certeza que você não demonstrará ou discutirá a ideia que pretende patentear com qualquer pessoa de fora de sua empresa a menos que eles tenham assinado um NDA. Se você falar em público sobre sua ideia antes que você tenha ao menos uma patente provisória, você poderá encontrar-se incapaz de patentear a ideia. Se você estiver pensando em patentear contrate um advogado de patentes. Isso poderá educá-lo sobre o processo em seu país.

28. Seja cético com qualquer um interessado em comprar seu negócio.
Frequentemente o interesse vem de um competidor ou potencial competidor que está realmente apenas medindo a concorrência. Comece uma discussão sobre por quê eles estão interessados e o que levaria você a revelar uma informação que já não esteja disponível ao público. Se estiver parecendo fazer sentido, engaje um banqueiro investidor que possa ajudá-lo no processo. Sim, eles irão cobrar uma porcentagem do acordo mas somente se acharem um bom acordo e você alegremente o pagará.

29. Cuide da sua saúde.
Startups podem ser muito estressantes. Pessoas tendem a trabalhar por longas horas, não comer muito bem, não se exercitar, etc. Essa é a receita para ficar doente. Doença é frequentemente inesperada e pode ser uma matadora de produtividade. Tenha certeza que você e sua equipe se manter saudáveis é um investimento que vale a pena, evitando qualquer problema em um momento crítico.

30. Administre expectativas.
A estrada para a felicidade é administrar expectativas. Isso significa ser honesto com sua equipe, seus clientes, seus empregados, sua esposa e você mesmo. Comunicação honesta, aberta e frequente sobre expectativas irá ajudá-lo a evitar surpresas desagradáveis.

Como eu disse no início, existem algumas exceções para estas regras. Não importa o quanto você se prepare, você vai aprender muito trabalhando, algumas vezes por tentativa e erro e ocasionalmente, prova de fogo. Não tem como evitar isso. Tenho esperança que essas dicas vão te ajudar evitar alguma dor e ajudá-lo a ter uma startup de sucesso.

Fundar e manter uma startup pode construir sua confiança e balançá-la na base. Em um mês você estará se sentindo no topo do mundo e no outro sua impetuosidade será testada. Se você estiver pronto para isso será uma experiência muito profunda.

Boa Sorte!

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