14 de junho de 2014

Programação não é para todos", diz criador do Linux

(Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/olhar2013/http://olhardigital.uol.com.br/noticia/42494/42494)

 

Linus Torvalds é um dos nomes mais importantes da tecnologia, embora não seja tão reconhecido pelo grande público. Ele é responsável pelo kernel do sistema operacional que carrega a bandeira do software livre, o Linux. Nesta posição, ele tem algumas opiniões interessantes sobre a indústria, e algumas delas foram reveladas em entrevista com o Business Insider.

Você pode conferir abaixo as principais declarações de Torvalds:

Programação não é para todos: Contrariando a indústria de tecnologia como um todo, que quer cada vez mais que jovens aprendam a programar ainda na escola, ele diz: “Acho que é algo especializado, e ninguém espera que a maioria das pessoas façam isso. Não é como aprender a ler e escrever ou fazer contas básicas de matemática”. No entanto, ele faz a ressalva que é bom que as pessoas sejam expostas a este tipo de conhecimento, para ter mais intimidade com os computadores.

Ele está satisfeito com o andamento do Linux: “Eu acho que programar é divertido, e a comunidade em torno do kernel é incrível, mas o projeto também deve ser relevante”.

Não há arrependimento sobre a abertura do código do Linux: “Se eu tentasse criar um negócio sobre o Linux, seria um desastre total. Seria impossível ter a comunidade que nós temos e isso foi essencial para transformar o Linux no que ele é hoje”.

Surpresa! Todos os seus computadores usam Linux: “Nós vivemos em uma casa com Linux. Os computadores que eu tenho podem ter sido vendidos originalmente com Windows ou Mac OS X, mas por alguma razão estranha, todos eles acabam rodando Linux no fim das contas”.

Ele critica o sistema de patentes: “Há toneladas de pessoas que tentam fazer seu melhor pelo que elas realmente pensam estar certo, e nem todas as patentes são ruins. Mas os incentivos sistêmicos não funcionam, tanto do lado solicitação e recebimento de patentes quanto no lado do litígio sobre elas”

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/olhar2013/http://olhardigital.uol.com.br/noticia/42494/42494

Nenhum comentário:

Postar um comentário