Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 12 de julho de 2012
Na palestra ele cita um termo bem interessante, que ele chama A Matemática do Copyright. Segundo esta matemática, apenas para citar um exemplo, as perdas da indústria de entretenimento em geral (cinema, música, etc), é de 58 bilhões de dólares por ano, o que equivale a se perder toda a colheita de milho americana, junto com a colheita de frutas, trigo, tabaco, arroz, sorgo.
Mas porque a palestra se chama O ipod de 8 bilhões de dólares? Para descobrir a razão, leia a transcrição da palestra, em sua tradução para o português.
Você pode também assistir ao vídeo.
O ipod de 8 bilhões de dólares
O recente debate sobre as leis de direitos autorais, como SOPA (Lei de Combate à Pirataria Online), nos Estados Unidos e a acordo ACTA (Acordo Comercial Anticontrafação) na Europa foi muito emocional. E eu acho que algum raciocínio, imparcial e quantitativo poderia realmente contribuir muito para o debate. Eu proponho, portanto, empregar, alistar, o campo de vanguarda dos direitos autorais da matemática sempre que nós abordarmos este assunto.Por exemplo, bem recentemente a Motion Picture Association revelou que a nossa economia perde 58 bilhões de dólares por ano em roubo de direitos autorais. Bom, em vez de simplesmente discutir sobre esse valor, um matemático de direitos autorais irá analisar e logo descobrirá que este valor poderia ser esticado daqui deste auditório, o caminho todo pela Ocean Boulevard para o Westin, e depois para Marte ... - se usarmos moedas.
Agora, isso é obviamente uma poderosa, alguns diriam perigosamente poderosa, revelação. Mas também é uma revelação moralmente importante. Porque não estamos falando apenas de um valor hipotético no varejo de alguns filmes piratas, mas isto é perda econômica real. Isto é o equivalente à perda na colheita de milho americana inteira junto com todas as nossas colheitas de frutas, como também o trigo, o tabaco, arroz, sorgo -- seja lá o que for sorgo -- perdendo sorgo.
Mas identificar os prejuízos reais para a economia é quase impossível de ser feito sem usar a matemática de direitos autorais. Agora, o rendimento da música caiu cerca de 8 bilhões de dólares por ano desde o advento da Napster. Então, esta é a porção que estamos à procura. Mas o total rendimento de filmes nos cinemas, dos vídeos em casa e sob demanda é alto. E o rendimento da TV, satélite e a cabo, é mais alto ainda. Outros mercados de conteúdo como publicação de livro e rádio também estão altos. Logo, este pequeno pedaço faltando aqui é um enigma.
Dado que os mercados de conteúdo têm crescido de acordo com as convenções históricas, não foi a pirataria que impediu o crescimento adicional, mas a matemática de direitos autorais nos diz que deve ser, portanto, um crescimento inevitável num mercado que não possui convenções históricas -- um mercado que não existia nos anos 90. O que estamos observando aqui é o custo insidioso da pirataria do "ringtone". 50 bilhões de dólares por ano, o que é suficiente, com ringtones de 30 segundos, que poderia esticar daqui aos tempos do Neandertal. É verdade. Eu uso Excel.
A indústria cinematográfica também nos diz que nossa economia perde mais de 370.000 empregos com roubo de conteúdo, o que é muito quando levamos em consideração que em 98, o Departamento de Estatísticas do Trabalho indicou que as indústrias de filme e vídeos empregavam 270.000 pessoas. Outros dados mostram a indústria da música com 45.000 pessoas. Logo, a perda de empregos por causa da Internet e todo aquele roubo de conteúdo, nos deixou, portanto, com um emprego negativo em nossas indústrias de conteúdos. E isto é apenas uma das muitas estatísticas incríveis que matemáticos de direitos autorais têm que lidar todos os dias. E tem pessoas que pensam que a teoria das cordas é difícil.
Este é um número chave para o kit de ferramentas desses matemáticos. É o montante exato de danos que vem às empresas de mídia sempre que uma música com direitos autorais ou filme é pirateada. Hollywood e o Congresso chegaram a este número usando matemática na última vez que sentaram-se para avaliar os danos de direitos autorais e criaram esta lei. Algumas pessoas acham que este número é um tanto alto, mas os matemáticos de direitos autorais, que são lobistas especialistas da mídia estão simplesmente surpresos que isto não aumente a taxa de inflação anual.
Agora, quando essa lei foi aprovada, os melhores MP3 players podiam carregar somente 10 músicas. E foi um grande êxito no natal. Porque, qual o bandidinho que não gostaria de um milhão e meio de dólares em mercadorias roubadas no bolso deles.
Hoje em dia um iPod Classic pode carregar 40.000 músicas, o que significa 8 bilhões de dólares em mídia digital roubada. Ou cerca de 75.000 empregos.
Vocês podem achar essa matemática estranha, mas isso é porque é um campo que é melhor deixar para os especialistas. Então, isso é tudo por agora. Espero os encontrar na próxima vez quando estarei fazendo um estudo igualmente científico e baseado em fatos sobre o custo da pirataria de música pelos alienígenas para a economia dos EU.
Muitíssimo obrigado
Obrigado.
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