31 de maio de 2010

AS SOMBRAS DA ATUALIDADE

Por que milhares de pessoas estão agrilhoadas nos seus sofás admirando o fundo da caverna? Enfeitiçadas pelas imagens reproduzidas e nem tomam conhecimento da verdade verdadeira? Se esquecendo que “a verdade está lá fora” ? Admiram, acreditam nas sombras vistas e não se dão conta de que a realidade é outra. E aos que se libertam desta letargia e tomam contato com a luz, com o sol brilhante e energizante e tentam alertar os demais, esclarecendo que existe um plano maior sobre tudo e sobre todos, são tidos como loucos. E tal insanidade é castigada com a morte. Assim tudo continua como dantes no reino de Abrantes.
É preciso que os destemidos continuem usando os meios disponíveis para alertar e despertar cada vez mais pessoas para perceberem que, além dessa caverna, existe lá fora um mundo real. Para deixarem esse mundo só de sombras onde estão projetando sua própria imagem na telinha. Mas será necessário muita paciência, pois segundo o autor da alegoria da caverna, Platão, para sair das sombras e se deparar com a luz, deve-se obedecer um processo lento e gradual. A ninguém é possível fazer-se essa transposição instantaneamente. Mas o que é realmente importante é o nosso querer. É preciso que queiramos sair do nosso conformismo patético para conhecermos de fato a realidade. Chega de nos  satisfazermos com as sombras da vida. De aceitarmos como verdadeiro as fraudes que se nos apresentam diariamente.
É preciso duvidar, indagar, questionar. Por que temos que aceitar tacitamente, sem discutir, o que nos apresentam como verdade? As maiores descobertas da vida surgiram da dúvida, da curiosidade. Segundo Platão é necessário que desarmemos o pensamento falso. Então devemos sentar frente a nossa telinha munidos de consciência crítica para conseguirmos filtrar as mentiras, dissecar os processos de convencimentos comerciais capitalistas, para então depararmos com a luz. Mesmo que tenhamos que abrir os olhos devagar, para não sermos cegados pela luz, vale a pena tentar.
Agora é a hora. Vai começar a grande corrida pelo poder. E nessa competição vale tudo. Inclusive e principalmente maquiar a verdade. Fazer sombras tão perfeitas que aos incautos parecem a mais pura e cristalina realidade. Assim, cabe a cada um saber a diferença entre crer na verdade e conhecer a verdade. Cuidado com o que lhe fazem crer, pode ser apenas a sombra da verdade. Porem se buscar o conhecimento, esse sim, lhe levará à realidade.
Afinal, já nos foi ensinado isso há mais de dois mil anos: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João, 8 – 32)

José Moreira Filho
Acadêmico da ALAMI
moreira@baciotti.com

3 comentários:

  1. Muito bom artigo, as sinalizações estão ai é so querer abrir os olhos

    ResponderExcluir
  2. E quantas vezes ficamos iludidos com a 'verdade'!
    É preciso acordar para a realidade, pq dela ñ temos como esconder e sim encarar ela d frente sem máscaras.
    Parabéns ao autor pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Grande verdade,Amigo! como nos diz Augusto Cury, ¨somos muito mais que 100 bilhões de neurônios", JESUS também falou: na casa do Pai Há muitas Moradas", mas fazer o que, se a maioria das pessoas estão dormindo voluntariamente, senão procurarmos ser exemplos, de dignidade, visto que as palavras emocionam, fazem rir e chorar, mas o exs se arrastam, é muito mais difícil fazer. continue-mos na caminhada, pois tbm nos encontramos na caverna, enchergando ao longe, uma saída...abraços, Valci!

    ResponderExcluir