15 de junho de 2010

SUA MAJESTADE, A BOLA

É interessante pensar a vida a partir da bola. Afinal todos nós já tivemos pela vida afora algum momento de contato e de intimidade com ela. Antes de nascer vivemos nove meses dentro de uma. Depois, sugamos nosso primeiro alimento agarrados, grudados numa bola, que anatomicamente nos completa. Depois, o primeiro brinquedo, especialmente se formos um garoto, é uma bola. Vivemos na terra que é uma bola e durante a vida é comum sentirmo-nos numa bola de neve.
Por outro lado, na adolescência e juventude, nosso esporte seguramente é o futebol, hoje para ambos os sexos. Comigo, como não poderia ser diferente, tive meus minutos de glória ao disputar uma partida oficial – Estádio Palma Travassos – quando em derrota fragorosa, para o Comercial, tive o privilégio de marcar o único gol do meu time. Hoje não sou torcedor de nenhuma camisa, talvez por ver o sonho virar comércio e o ideal negociata. Embora, por solidariedade a dois filhos, nutra simpatia pela rubro-negra. Mas quando o Brasil entra em campo, o patriotismo fala mais alto, o Hino Nacional tem um som diferente e realmente o coração vibra mais forte. É talvez o momento em que os brasileiros são 100% solidários, pois são nessas horas, quando os sentimentos afloram de maneira intensa, que o nosso consciente bloqueia outras preocupações, para que o cérebro consiga administrar tanta emoção.
Estamos agora em plena Copa Mundial e já nos preparando para a próxima, da qual seremos sede e que, essa sim, será nosso desafio maior. Pois, podemos até perdê-la dentro do gramado, mas imperiosamente teremos que vencê-la como anfitriões.  E aqui meu temor é grande, pois é uma situação que envolve política e grandes somas em dinheiro, dois ingredientes, que em nosso país, tem dado provas de produzir bolos absolutamente intragáveis.
Torçamos, e por que não, oremos, já que Deus é brasileiro, para que possamos, pelo menos agora, coadunar futebol com seriedade, beleza com eficiência e gastos com honestidade.
Além disso, nossa responsabilidade é enorme com relação a infraestrutura. Estaremos prontos dentro de 4 anos?  Só para citar um exemplo: Para o especialista em uso racional da água, Paulo Costa, diretor da empresa H2C, embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade de água doce do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem o recurso em várias regiões do país. Essa é uma preocupação sua em relação ao consumo de água durante a Copa. Diz ele: “Como justificar que o país que detém 13% da água doce do mundo, não possui políticas ambientais consistentes para o tema e pode vivenciar racionamento de água durante os maiores eventos esportivos do planeta?”
Bem, cabe às autoridades competentes e responsáveis a ação profícua, no sentido de planejamentos e execuções para que, quando sua majestade entrar no tapete verde, possamos cantar com Jorge Ben Jor : Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza!

José Moreira Filho
Acadêmico da ALAMI
moreira@baciotti.com

3 comentários:

  1. Parabéns ! Leio todos seus artigos e indiquei para amigos. Sempre que escreva me mande os guardo em arquivo. Adoro seus comentários são excelentes.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do artigo... o prazer em gostar de "bola" e acompanhar a torcida, que seja natural.

    ResponderExcluir
  3. Em boas palavras, citou o que hoje acontece em nosso país, mas, nem todos os olhos podem ver e saber!...

    Sou Brasileira e não desisto nunca!
    O Brasil é um País de Futuro, temos que acreditar a cada dia!

    ResponderExcluir