16 de setembro de 2009

A (Des)obrigatoriedade do Voto

Sem dúvida é fato polêmico. Há tantos que defendem a obrigatoriedade e há outros tantos que defendem a facultatividade do voto. Entendo que o dever do voto, traz em si um ranço de ojeriza ao processo eletivo, alvo dessa obrigatoriedade. Seria fator de maior maturação cívica o voto por desejo que por obrigação, se é esse um argumento dos que defendem o voto compulsório. Além disso sabemos que inúmeras nações democráticas respeitam o direito do eleitor de não querer votar. Afinal, se é um direito, deve ser-me permitido usufruir dele ou não. É democrática essa decisão.
Outro fator importante que fortalece o voto facultativo é o de se induzir os candidatos a despender a seus eleitores mais sinceridade, mais honestidade nas promessas bem como mais transparência nas atitudes, para despertar no eleitor o desejo de ir às urnas. E mais, o eleitor que vai às urnas por livre e espontânea vontade, certamente está mais consciente e não vai anular seu voto. E o voto nulo é um claro sinal de desinteresse do cidadão pelo processo. Só para dar um exemplo, nas eleições de 1998 esse somatório atingiu o índice de 40,19%.
Com a desobrigatoriedade do voto todos saímos ganhando. Ganham  o candidato, o eleitor e a nação que sai com sua  democracia mais fortalecida. Sabemos que hoje,  uma parcela de nossa sociedade já exerce esse direito puro e simplesmente, é o caso dos menores de 16 a 18 anos e dos maiores de 70, e sem o medo de serem punidos ou terem que passar pelo trabalho da justificativa, caso não cheguem até às urnas em tempo hábil.  Não nos esquecendo ainda, que o voto não é a única expressão de cidadania.
Deixemos, portanto, ao cidadão, apenas a obrigatoriedade de ser eleitor.  Ser portador desse documento que lhe franqueia uma série de facilidades no exercício de sua cidadania. Mas deixemos também ao seu arbítrio a opção de exercer ou não o sublime direito de escolher os mandatários de seus destinos políticos. Essa é uma prerrogativa inerente à cidadania. Irrevogável e intransferível.
O ideal seria fazermos  uma prévia consulta à população através de um plebiscito, no qual democraticamente ficaria patente o desejo da população a respeito de tal assunto. Resta sabermos se isso interessa aos grupos políticos majoritários, caso contrário, Inês  é morta !

José Moreira Filho
Acadêmico da ALAMI
moreira@baciotti.com

14 comentários:

  1. Pá,
    Excelente!
    Eu abriria mão do direito ao sufrágio com certeza.
    TFA .'.

    ResponderExcluir
  2. (Des)obrigatoriedade do Voto serias uma Prímicia humana para libertar-se conscientemente, não apenas em questões de política geográfica, doutrinas partidárias ou quaisquer derivativos.
    Para todos os proveitos, o Ser precisa encontrar-se com o Humano, Liberte-se de Si, conhecendo á Si.

    Fábio Wetterer

    Guarujá - SP

    ResponderExcluir
  3. Eu não vou votar mais em ninguem! A obrigatoriedade do voto é coisa de país atrasado! Vota quem quer, o jeito é anular o voto!!
    Mesmo porque o meu votado nunca ganha a eleição! Tô fora!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ser brasileiro.....
    O que é ser brasileiro? Aos meus 51 anos de vida estou
    buscando a melhor resposta, pois a máscara da vergonha
    me impede de encontrar a real definição da minha cidadania.

    ResponderExcluir
  5. Não sendo obrigatório, o povinho comprado dos políticos vão reeleger ou eleger os maus caráter que vemos e/ou veremos nas cúpulas!
    Será o caos!
    Quem não gosta de votar, sendo o voto obrigatório, pelo menos terá a obrigação de escolher os menos piores. Se perdermos essa
    obrigatoriedade, aí que não sairemos da lama.
    Não podemos pensar em modo de votação moderno, não combina com a caoticidade do nosso País. Ts, ts...

    ResponderExcluir
  6. José Moreira
    Deixo claro que faço minhas suas palavras! Pois se vivemos uma democracia, sistema de governo que "O Povo" é o governante, é o povo que deve TER O DIREITO de decidir em quem e se quer votar!
    Eu sou um eleitor que há muito vou às urnas no segundo para anular meu voto, pois geralmente meus candidatos não chegam a esta etapa do processo eletivo. E já que o candidato no segundo turno, não me convenceu com seus argumentos em primeiro turno, este não é digno do mesmo no segundo turno!
    Em resumo, perco meu tempo e ajuda a lotar a minha seção eleitoral!
    Parabén s por su colocação!

    ResponderExcluir
  7. Pra começar pra essa roubalheira td no pais, (so deveria existir gente formada em administração, economia etc, para as funções de Presidente, Governadores e Prefeitos), NAO DEVIA EXISTIR DE JEITO NENHUM -SENADORES, DEPUTADOS FED E ESTAD E VEREADORES, pois tds sem exceção são larapios e aproveitadores com suas falcatruas, explicitas e sem punições. Voto obrigatorio nem pensar...??!!

    ResponderExcluir
  8. Sou a favor da desobrigatoriedade do voto, pois só assim os políticos passaram a valorizar os eleitores. Eles acham que só precisam de nós na hora do voto. Depois bate a AMINÉSIA.

    ResponderExcluir
  9. Voto obrigatório é coisa de ditadura, de país estúpido. O nosso país hoje, com essa corja que o comanda, só com voto facultativo para nos desobrigar a ter que passar por essa humilhação. Votar hoje é sinal de desinteresse e desgosto. Se houvesse leis que punissem os maus políticos, mas são eles mesmos que fazem as leis que os beneficiam. Não temos escolha. Fora com o voto obrigatório.

    ResponderExcluir
  10. Ora!!!
    O voto no Brasil jamais deveria ser obrigatório, desde quando ainda existem pessoas no país que sofrem a desigualdade financeira (precariamente), e se vendem de fato obrigatório, por não poderem corresponder naturalmente às suas perspectivas.
    Isso propositalmente impede o eleitor de votar com honestidade.

    ResponderExcluir
  11. ssQ4Dv poaqdsfsjyvc, [url=http://nexxchyxowbt.com/]nexxchyxowbt[/url], [link=http://gfrvbcvzjlyl.com/]gfrvbcvzjlyl[/link], http://jyswtvogrhmd.com/

    ResponderExcluir
  12. mgjBrx lzjfdlznxtei, [url=http://rhoztbuoqwkt.com/]rhoztbuoqwkt[/url], [link=http://rxotfbipishl.com/]rxotfbipishl[/link], http://omuccukivemh.com/

    ResponderExcluir
  13. excelente essa colocação tudo o que eu estava procurando '

    ResponderExcluir