3 de abril de 2011

O SILÊNCIO DA ALMA

É deveras intrigante, como cada vez mais estamos produzindo barulho. Somos fazedores de barulho o tempo todo e na mesma proporção nossa alma clama por silêncio. Andando pelas ruas nossos ouvidos captam todo tipo de ruídos, muitos, estranhos à nossa audição. E esse barulho exterior induz nosso interior a ficar em alerta constante. Tem sido comum, se observarmos os transeuntes nas ruas, percebermos pessoas, sozinhas, balbuciando palavras e até mesmo ensaiando algum gesto. É a conversa interior que não para. É o reflexo do mundo exterior que não nos permite a paz interna. Somos vítimas das cobranças, exigências, compromissos, obrigações sociais que não nos deixa espaço para o silêncio da nossa alma. Silêncio esse que é o caminho mais curto para a paz e a reflexão, fatores decisivos para que tenhamos o controle e a lógica em nossas ações e decisões no mundo exterior.

É dever nosso, para conosco mesmos, propiciar à nossa alma esses momentos de calmaria, que certamente ela os aproveitará para conectar-se com seu Criador. Isso pode acontecer no recesso do nosso lar, num templo qualquer ou numa floresta. É preciso que tomemos consciência disso e não releguemos a segundo plano essas verdades, apelidando esses cuidados de “bobagens de psicorreligiosos”. A verdade é que, embora não percebamos, em virtude do barulho e agitação à nossa volta, o nosso organismo nos envia constantemente sinais que precisam ser levados a sério e analisados. Sinais físicos, emocionais e espirituais que se bem entendidos podem nos ajudar muito em nosso comportamento. Mas para ouvi-los é necessário que nossa alma esteja em repouso. É necessário que nos desliguemos do mundo exterior e treinemos nossa mente para ouvir o silêncio. Temos notícia de que a mais bela das sinfonias de Beethoven, a 9.ª, foi composta no silêncio de sua surdez.

O que tem impedido o homem contemporâneo de praticar o silêncio interior é o número extremamente exagerado de informações que somos obrigados a decodificar diariamente, além do medo de se entregar. Pois baixar a guarda, se recolher na inércia, pode parecer ao mundo alucinante que vivemos, fracasso. E isso não é permitido a quem busca o sucesso e a glória.

Como diz o Dr. Augusto Cury, nossa sociedade está padecendo da Síndrome do Pensamento Acelerado – SPA, que só em São Paulo já atinge 25% da população. Então nos parece que, viver numa aldeia de cimento, à sombra de arranha céus, destoa totalmente de vida saudável. A menos que tenhamos a sabedoria de nos proteger de tão maléficas influências.

Assim, cabe a nós e somente a nós, a opção de ser feliz ou de se deixar engolir pelas exigências modernas. Só não podemos nos esquecer que, nós não somos o conjunto do que temos, mas o somatório de tudo que somos.

    José Moreira Filho
Acadêmico da ALAMI
moreira@baciotti.com

17 comentários:

  1. As vezes pensamos que estamos completamente perdidos entre o céu e a terra, e na verdade encontramos pessoas que realmente estão perdidas
    entre o ser e estar é neste momento que o medo abala o inconciente, este choque é indispensável para tal entendimento.

    A imaginação é fértil e ao mesmo tempo totalmente decepcional, porque
    a verdade se torna real e a dor se faz presente e inevitável.

    Talvez seja nesse momento que a vida reserva surpresas e nessa tal
    surpresa nem tudo é agradável aos olhos do conciente.

    Ao reencontrar-se com o seu verdadeiro ser, encontrará a resposta para todas as suas inquietudes, não adianta viver e passar dias
    escondendo de si mesmo, criando buscas que não existem e só fazem parte do mundo ilusório, porque chegará a sua hora e não adiantará
    a fuga com as suas ilusões.

    Pare, pense e prossiga defina o seu caminho.........

    Vívian Garcia

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse texto.É importante buscarmos esses momentos de silêncio e repouso,importante para nós seres humanos tão carentes de uma vida saudável e feliz.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a mensagem, e um texto não só para ler, mas meditar, porque hoje não sobra muito para ver nosso eu interior, e o sil~encio e o tempo, que precisamos para analisar nossos sentimentos,e escutar nossa voz interior, pela paz que não temos.

    ResponderExcluir
  4. Amei.ja pratico, gosto de silencio, me acalma. meus ouvidos são sensiveis ao barulho e nem ligo qdo dizem q pareço bicho e na maioria das vezes, ficar só me da uma paz muito boa.Se sentir bem, estar bem com voce mesma é o que importa.

    ResponderExcluir
  5. COMO PARTE DESSE MUNDO, TAMBÉM VIVO CONECTADA NUMA CORRENTE ELÉTRICA DE DE ALTA TENSÃO.MAS APESAR DE TUDO, A MINHA ESSÊNCIA HUMANA, CLAMA POR ESSE SILENCIO, E PUDE COMPROVAR, QUANDO VI ESSE EMAIL, QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO, E ME FEZ PARAR, APESAR DE ESTÁ COM MUITA PRESSA, POIS PRECISAVA RESOLVER UM ASSUNTO COMERCIAL.LIA COM MUITA RAPIDEZ, QUASE SEM ENTENDER DIREITO O QUE ESTAVA LENDO, MAS FOI AÍ QUE REFLETI E VOLTEI A LEITURA DE FORMA MAIS REFLEXIVA.E SÓ POSSO DIZER
    A VOCÊ, MUITO OBRIGADO POR ESSE MOMENTO DE PAZ E REFLEXÃO. GRAÇA LUCENA

    ResponderExcluir
  6. A todos os irmãos que nesse texto se encontraram para sua reflexão, o minuto do silêncio para responder-mos as indagações da eternidade.

    ResponderExcluir
  7. Esse texto reflexivo nos leva a uma pausa. Pausa para repensarmos o que somos.
    GENTE OU MÁQUINA?

    ResponderExcluir
  8. Fasso parte desse mundo,por nao ter c/ quem abrir.me ajudem

    ResponderExcluir
  9. ATRAVÉS DO SILÊNCIO INTERIOR NOS ENCONTRAMOS
    VERDADEIRAMENTE E NOS APROXIMAMOS AINDA MAIS
    DO CRIADOR, DESCOBRINDO A RAZÃO PRIMORDIAL DE NOSSA ESTADA NESTE MUNDO. ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  10. E NO SILENCIO QUE SE FAZ CONTATO COM NOSSO INTERIOR, COM O DIVINO. E RETOMANDO AS COISA SIMPLES DA VIDA QUE O SILENCIO SERA MAIS CONSTANTE, PORQUE A SIMPLICIDADE NOS DA TEMPO.POR ISSO NAO ABRO MAO DA MINHA COZINHA CAIPIRA, DO RITUAL DO FOGO DO FOGAO DE LENHA O SILENCIO COMPACTUA. NAO ABRO MAO DO MEU BANCO NA VARANDA QUE ME PROPORCIONA A VISAO DO VERDE, DO CEU. DA UMA HORA DO DIA SO MINHA E DO QUE BUSCO DE MAIS LINDO DENTRO DE MIM, MAS NESTE TREINO TODO AINDA NAO CONSEGUI SILENCIAR MINHA ALMA, ELA AINDA GRITA A REVOLTA , A DOR O SOFRIMENTO, A INJUSTICA DESTE MUNDO. MAS ESTOU TREINADO, CONSEGUINDO SEI QUE ESTAREI COLABORANDO COM ESTE NOSSO LINDO MUNDO.ILENCIO, O MUNDO ESTA LITERALMENTE DORMINDO.

    ResponderExcluir
  11. Bom post. Eu vivo em uma ilha, e eu sei 'silêncio'. Costumo ir com a minha mãe anda no campo, e, especialmente, chegaram a um lugar que chamamos de 'o lugar do silêncio ". Estes locais têm um efeito relaxante sobre a alma, o espírito (você renovar). Por outro lado, não estão em silêncio, ouve-se a água a correr nos riachos, árvores esfregar galhos, animais correndo por entre os arbustos e outras coisa fascinante ... vento.
    Se você quer saber o meu país visitar meu blog, eu acho que vai ser uma viagem interessante para a ilha de silêncio:

    http://menorcacosas2011.blogspot.com

    Un saludo.

    ResponderExcluir
  12. dês que recebi este e-mail,sempre que abro minhas msgs,eu torno a abri-lo,porque simplesmente me deixa maravilhada, só ainda não conseguir silenciar minha alma que grita por socorro.

    ResponderExcluir
  13. toda vez que lei esta mensagem,fico pensativa e minha alma começa a gritar,amei.

    ResponderExcluir