10 de julho de 2010

A Metafísica do Futebol

A Metafísica do Futebol

Observando as Razões da Derrota
Brasileira na Copa do Mundo de 2010

Sílvia Lúcia de Oliveira

"... Assim como hoje o povo do Brasil usa a força do
 pensamento de modo pouco eficaz, com a esperança de obter
metas futebolísticas e de escassa importância real, no futuro o
mesmo povo poderá usar essa força para superar seus desafios
culturais, econômicos, sociais e ambientais." [1]

Perdemos, pois nem sempre se pode ganhar. Óbvio.

Perdemos, porque o time adversário estava vivo, correndo no campo, jogando, disputando a bola e mirando o gol. Óbvio.

Perdemos, posto que para fazer um gol, além do talento, há de se ter um sopro de certeira boa sorte.  Assim como a bola por um triz entra, por outro triz fica de fora da trave que separa o sucesso do fracasso. No placar não são contados os quase gols. Óbvio.

Perdemos, porque há variados talentos, esforços e sortes distribuídos em todas as nacionalidades; não são patrimônios exclusivamente brasileiros. Óbvio.

Perdemos porque não se pode ganhar sempre o jogo, e era só um jogo.  Óbvio.

Tudo isto absolutamente óbvio. Pois estas obviedades trazem lições para a vida, ou podem trazer se forem analisadas.  Muita sabedoria está assim, ao alcance de quem observa aquilo que lhe salta aos olhos. A vida é generosa em situações óbvias, mas a mente desatenta não as enxerga. Absorta em milhares de distrações, pouco reflete e vai perdendo preciosas oportunidades de aprender, de evoluir.

As vivências cotidianas só nos servirão de lembranças se estiverem ligadas a algum aprendizado e aprendemos muito mais coisas com as derrotas do que com as vitórias.  Porém, se buscarmos nas prateleiras de uma livraria,  encontraremos ampla variedade de títulos sobre o mesmo tema: receitas de sucesso.  Se seguidos à risca todos os passos recomendados, raramente alcançamos o mesmo resultado dos autores destes livros.

O sucesso parece como aquela água que se vê ao longe sobre a estrada e que, ao nos aproximarmos, descobrimos ser apenas uma ilusão de ótica. Os sucessos – em quaisquer áreas - são fugazes, passageiros, perigosamente ilusórios. As glórias alcançadas costumam vir acompanhadas da traiçoeira fama, inspirando orgulho e vaidade; insuflando o ego com arrogante autoconfiança. Seu efeito mais danoso pode ser constatado nos percursos meteóricos de alguns conhecidos personagens do mundo das artes e dos esportes - carreiras promissoras destruídas pelos excessos de dinheiro e de fama.

Já as decepções, se bem aproveitados, são capazes de promover positivas transformações.  As derrotas colocam as coisas no seu devido lugar: demonstram a fragilidade humana. Os fracassos são férteis semeadores de pensamentos virtuosos: humildade, autocrítica construtiva, reconhecimento do valor alheio, solidariedade.

Da recente frustração futebolística se podem colher vários aprendizados: a Copa do Mundo não era brasileira por antecipação; os bem pagos jogadores não são heróis e nem estavam a serviço da salvação da pátria. E a pátria amada Brasil tem coisas mais importantes para pensar e para resolver. Óbvio.

NOTA:
[1] Carlos Cardoso Aveline, "O Brasil e a Força do  Pensamento", http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=409 . (Seção temática "Brasil",  em www.filosofiaesoterica.com . )

00000000000000000
O artigo acima foi publicado também no jornal diário "Agora", na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.  Título original: "Perdemos. Óbvio."
00000000000000000000000000

Nenhum comentário:

Postar um comentário