6 de maio de 2010

DEUS É ELA

DEUS É ELA

Tenho pensado que Deus não deveria ser Ele, mas Ela. Isso porque são tantos os atributos de Deus presentes na mãe que seria mais lógico pensar um Deus feminino.
Deus é amor, e o maior reflexo de amor na terra está na mãe. Deus é perdão, e a mãe defende o filho até quando criminoso. Deus corrige e educa, e a mãe desde o berço ensina o melhor caminho a seu filho. Deus não castiga, simplesmente permite a ocorrência de situações adversas a nossa vontade e que nosso conhecimento não consegue compreender, e a mãe vê o filho chorar, brigar por algo que não lhe é permitido, mas que não será para seu bem. Deus conhece seus filhos um a um, é o bom pastor, e a mãe na madrugada, no escuro, sabe qual filho está chegando em casa somente pelo jeito da entrada. Como já disse João Paulo I, o Papa-sorriso: “Deus é Pai e Mãe”. Posição reforçada por Erasmo Carlos em sua canção Feminino Coração de Deus: “O coração de Deus é feminino / É a força de toda criação / Capricho do destino, a mãe da invenção”.
E por que então nos referimos a Deus como masculino, somente como pai? Talvez a história da humanidade nos esclareça isso. A supervalorização do homem, do macho e do provedor em detrimento da valorização da mulher por séculos, com a aquiescência da igreja, vem justificar de certa forma, essa conduta. A historiografia universal foi conduzida sempre sob a ótica masculina. Em todos os fatos históricos a presença masculina é marcante. Noé construiu a Arca, Moisés conduziu seu povo, Os maiores filósofos clássicos foram Sócrates, Platão e Aristóteles, as Grandes Navegações foram feitas por homens.  As Revoluções Industrial e Francesa idem.
Assim sendo parece natural que Deus seja um Homem, mas seria no mínimo justo de nossa parte, evidenciar no papel de mãe todas as características divinas. Deveríamos ter a gratidão social de reconhecer na mãe a presença de Deus e respeitá-la como tal.
É hora, portanto, de repensar essa teologia androcêntrica e perceber mais um Deus da bondade, do amor, do perdão. Um Deus protetor e carinhoso. Um Deus amigo e cúmplice .
Um Deus mãe.

Com meu carinho pelo seu Dia !
Moreira.

ITUIUTABA, Maio de 2010

25 comentários:

  1. Essa idéia é ridícula.Deus na bíblia se caracteriza como Homem, como O Leão da Tribo de Judá e não Leoa.Jesus era Homem na terra é o próprio Deus pai.então essa história de atribuir a Deus certa feminilidade é um precedente para pessoas pouco entendidas se confundirem e achar que Deus tem um pouco de feminismo.Isso é perigoso, pois os homossexuais entenderiam erroneamente isso para se afirmarem na prática do seu pecado.Entendo a colocação feita como um Deus que cuida dos seus filhos como uma mãe ama e cuida dos seus.Mas atribuir a Deus certo feminismo é uma heresia malígna.

    ResponderExcluir
  2. Adorei...Realmente Deus fazesses dois papéis depai e mãe.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Excelente texto. Nunca tinha pensado em descrever Deus por esse lado feminino.
    Parabéns Moreira! Como sempre, você é genial!
    Um grande abraço,
    Angelica

    ResponderExcluir
  4. mensagem muito bonita todas mensagem que fala de deus é bom de mais.obrigada

    ResponderExcluir
  5. Deus e pai e mae de todos nos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. para quem já leu o livro ( A CABANA ) DEUS é visto como uma MULHER NEGRA e o Espirito Santo tb Mulher ,só Jesus é visto como Homem.

    ResponderExcluir
  7. Bom, de acordo com algumas teorias, há algo de muito verdadeiro neste texto, mas acredito que nao importa o sexo de Deus, sei sim que ele pode ser comparado a uma grande maioria de mães, pois a gente conhece excessões de que jamais poderiamos relacionar o amor de nosso Deus ao amor destas mães... Mas com certeza este texto vem de ancontro a que acredito ser uma verdadeira de Deus: um anjo condutor de vida: MÃE
    maristela Mariswapaga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você na íntegra....Adoreiiiiiiiiiiiii....bjks com muito carinho da sempre amiga M.Thereza/Thê.

    ResponderExcluir
  9. Garoto entende a tua getileza para com as Mulheres e mãmães de todo o planeta mais DEUS e Homem e ele e bom Marávilhoso não existe amor incomparavél com o dele. imagna? se ele foi capaz de fazer um ser humano sentir tanto amor por um filho segnifica que ele passou por este exemplo de amor quando deu o seu própio filho por amor a nois naquela cruz. valeu!! a frase esta linda mais lembre-se nehuma Mulher daria seu própio filho por amor a você. lembre-se disto DEUS é Homem fica com ele e que ele contenue te abemçoando.beijão no seu coração.

    ResponderExcluir
  10. Lendo seu texto parei para refletir sobre o amor de Maria para com seu filho Jesus e acredito que todos nós temos Deus em nossa alma. Como Deus é amor não importa o sexo das pessoas todos relativamente tem em sua face a imagem que retrata o amor divino. Assim, acredito que Deus se faz presente em todos os seres. Seu texto é verdadeiramente lindo, continue postando e redigindo com o amor de Deus. Parabéns Moreira!

    ResponderExcluir
  11. Entendo perfeitamenta a colocação do sr. Moreira. Na verdade estamos tão acostumados a fixar papéis masculino ou femenino que esquecemos que independente do sexo temos as mesmas capacidades de amar, cuidar, perdoar. Somos altruístas por natureza, está em nossa natureza humana agir assim ou assado de acordo com a nossa evolução espiritual, emocional e Deus é muito maior que isso, é o nosso criador,
    nem homem, nem mulher, só DEUS, pai ou mãe de acordo com a necessidade do seu filho. É a verdadeira do amor e do perdão. Sonia Camila

    ResponderExcluir
  12. Muito bom seu texto,reflexivo.Maravilhoso o seu amor por sua mãe....

    Que Deus o proteja sempre.

    ResponderExcluir
  13. Deus é um Ser espiritual,Amor, Luz... Não há como explicar... portanto não tem sexo, o conceito de sexo ta na mente de quem se acha que pensa (nós) rsrsrrsrs Será que pensamos ou queremos fazer de Deus a nossa imagem e semelhança. Eu não faço idéia de como é, ou o que é Deus. Mas espero quando eu morrer encontrar Ele ou Ela ou quem sabe nem um dos dois.(talvez não seje nada do que imaginamos)
    Apenas oro pra q me reconheça pois não sei se irei reconhece-Lo (La).
    Beijos Namastê!

    ResponderExcluir
  14. DEUS é pai e mãe.Pois cada mãe e cada pai(homem e mulher)foram feitos á sua imagem e semelhança.Eu como mãe, vista pelo prisma de um contexto de um Deus femenino, sinto-me orgulhosa, por ter caracteristicas tão sublime.Deus é mãe, porque Deus é AMOR.

    ResponderExcluir
  15. Dualidade significa autonegação na tentativa de negar o outro. Herança religiosa principalmente judaico-cristã, sinônimo de culpa, medo e apego.
    Como pode o criador ilimitado ser limitado por linguagem.Vigiai! Vigiai! Vigiai os Pensamentos fixos.
    Ivã Silva

    ResponderExcluir
  16. Sr. Moreira, lindíssima.

    Parabéns,

    Si - Uberlândia 12/05/10

    ResponderExcluir
  17. Sr. Moreira, amei.

    Um abraço,

    Si - Uberlândia/maio/2010

    ResponderExcluir
  18. PARABÉN!! genial...descrveu Deus de uma forma poética...linda...amei
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Deus é, e será sempre o que a gente quiser,a FÈ, o Amor, Dedicação, ou a maneira que o idealizamos cada um o saberá, mas o RESPEITO por ELE é Sagrado.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Bela mensagem! A humanidade precisa às vezes de um ponto de luz como referência. Esqueça os comentários prepotentes, esdrúxulos sem contúdo e até homofóbicos. Siga seu raciocínio, esse é o caminho.

    ResponderExcluir
  21. NOSSA QUE MENSAGEM LINDA..
    ´
    E BEM VERIDICA AS COISAS ESCRITASSSSSS

    OBRIGADA PELAS MENSAGENS


    BJUSSS

    ResponderExcluir
  22. Entendo o que quis dizer,pois amor de mãe é um amor incondicional e Deus nos ama assim...ele sempre nos amará!

    ResponderExcluir
  23. NAMASTÊ!!!
    Só uma pessoa desprovida de (pre)conceitos poderia falar (escrever) de deus(a) com tanta sobriedade, tanta dignidade, tanta retidão de caráter. Estou mais feliz agora depois de ter lido teu artigo.

    ResponderExcluir
  24. mto boa a sua observaçao, Deus nada mais é do que a existencia de tudo, o cosmico,e a mulher faz parte disso tudo,então Deus também é mulher.

    ResponderExcluir