7 de março de 2010

Videotice aguda

VIDEOTICE AGUDA

      Hoje, o meu intuito ao escrever, é principalmente para externar minha consciência sobre a tentativa da TV (leia-se Globo), em subestimar demasiadamente minha inteligência.  Pois é isso que essa rede de televisão está fazendo quando submete o telespectador a alguns programas de tão ínfimo conteúdo. Detenhamos, por exemplo, no famigerado BBB (Big Brother Brasil). Cenas com 100% de futilidades, inversão de valores e degradação moral em horário nobre de programação. E ainda está sendo muito bem paga para isso, pois segundo contas feitas por José Neumani -Jovem Pan, a cada paredão a emissora embolsa, só com os telefonemas dos telespectadores, mais de 8 milhões de reais. E lá estão nossos heróis, segundo Bial, sofrendo horrores dentro daquela singela casa. Segundo ele mesmo prometeu aos telespectadores: “um zoológico humano divertido”. O que ganhamos, por exemplo, ao assistirmos cenas de bate-boca por intermináveis minutos, com direito inclusive a palavras de baixo calão?  E o que dizer das cenas de nudismo patrocinadas por elementos de variadas tendências sexuais? Que serviço essa emissora está prestando a população com tal programa? É necessário ver isso para entender o comportamento humano? Se dermos uma olhadinha nas novelas então, fica patente a troca da regra pela exceção. A tal da Viver a Vida, por exemplo, é uma verdadeira apologia a infidelidade. Pelo raciocínio do novelista, fica a impressão de que  a poligamia é natural, aceita sem espanto por todos. Daqui a pouco torna-se regra em nossa sociedade.  Criticamos tanto a violência ao nosso redor, mas grande parte do que a mídia mostra em sua programação jornalística, noticiosa e mesmo humorística está eivada de cenas violentas. É um incentivo, um estímulo a conquista pela força. Isso tudo parece até que nos anestesia, frente aos horrores da violência e acabamos por achar natural, por exemplo, uma turba enfurecida de torcedores fazerem da cabeça de um adversário, a própria bola.
      Essa videomania, na verdade embota nossas mentes e nos tira a oportunidade de pensar, nos rouba a chance da reflexão. Quando não nos tira também o espaço para um dialogo com a família.
      Pessoas com capacidade intelectual e consciência crítica formada, naturalmente consegue filtrar esses impulsos. E ninguém lhes tira o direito de assistirem na televisão o que quiserem, mas mentes despreparadas, principalmente crianças e adolescentes, acabam tomando a mentira pela verdade, o errado pelo certo, o iníquo pela equidade. Assim sendo, somos obrigados a concordar com o Rui:  “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha  de  ser honesto”.
      Que Deus nos ilumine a todos, aos pais para exemplificarem-se a seus filhos, aos professores para abrirem as mentes de nossa juventude, às autoridades religiosas para conseguirem colocar cada vez mais verdades sólidas no coração das pessoas.
     Que possamos, aos poucos, encontrar uma vacina contra esse terrível mal que ataca o raciocínio de nossa juventude, impedindo-os de diferir o bem do mal. Para que tenham forças para  quererem o indispensável em detrimento do supérfluo,  valorizar a solidez do amor e abandonar a insensatez do ódio,  suprir-se de satisfação com o suficiente invés da ganância desenfreada, e principalmente  lutar com todas as forças pela paz no universo, cavando profundas masmorras à estupidez da guerra.
José Moreira Filho
Acadêmico da ALAMI
moreira@baciotti.com

25 comentários:

  1. ISSO AI AMIGO, ESSE PROGRA E UM HORROR, MAL GOSTO, ASSALTO A MÃO DESMARMADA(AINDA BEM) ACARAM COM NOSSA TELEVISÃO, TEM OTÁRIO PRA TUDO, ATE PARA VOTAR, (ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL...
    ABIXEM O BRASIL QUE QUERO SUMIR...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você sobre a idiotice do BBB mas, nunca vi NINGUÉM elogiar a Globo por ter feito
    tantos TELECURSOS. Por tentar, as suas próprias expensas. Sem utilizar qualquer tipo de imposto.
    Aliás, a GLOBO é uma empresa PRIVADA sem obrigação nenhuma de EDUCAR quem quer que seja,
    Isto é RESPONSABILIDADE dos governantes.
    Nós, telespectadores, temos o maior poder do
    mundo: O PODER DE DESLIGAR A TELEVISÃO.
    Este teu artigo, friso: APESAR DE CONCORDAR COM A IDIOTICE DO BBB, guarda uma especie de ranço de censura. Um ranço de querer ensinar a UMA EMPRESA PRIVADA o que ela pode (ou deveria) fazer.
    Isto nós devemos dizer aos nossos governantes, ou então, deveríamos ensinar a Unilever a fazer sabonetes mais cheirosos, ensinar a Skol a fazer cerveja menos (ou mais) ácida. Ensinar aos hospitais privados, como atender aos seus pacientes.
    Seria, se assim agíssemos, muita presunção de nossa parte.
    Deixemos a Globo fazer o que ela quiser, da forma que ela quiser.
    Eduquemos a nação para que tenha o discernimento
    suficiente para simplesmente: DESLIGAR A TELEVISÃO e ler um bom livro.
    Não é assim não?
    Diferente disso, volta-se à censura como na China (inclusive à internet), Cuba e Coréia.
    E, censura, esta sim, é uma idiotice maior que qualquer BBB.

    Carlos Alberto Montenegro
    nunca13-13nunca@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Concordo com todas a linhas escritas! A TV cada dia que passa oferece mais horrores,foi-se o tempo que havia programação que incentivasse as pessoas à reflexão.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito. Palavras que trazem a mais pura verdade. Parabéns!
    Andrea Gondim

    ResponderExcluir
  5. Esses textos contra BBB e novelas da globo já viraram clichê.. ¬¬

    ResponderExcluir
  6. Parabens, otimo artigo, eh justamente o que pensam as pessoas de bom senso e que ainda prezam pela etica familiar que passamos aos nossos familiares (CARATER)

    ResponderExcluir
  7. So assisto a tv pra ver filmes. Apoiado. Parabens pelo artigo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. e tudo verdade o BBB e um horror uma degradaçao uma nojeira que invade as nossas familias deve ser abolido

    ResponderExcluir
  9. Excelente comentário, concordo plenamente, tenho filhos, netos e não gosto que eles assistam a essa aberração global.

    ResponderExcluir
  10. Na verdade esta rede globo gosta mesmo de incentivar a destruição de lares e colaborar com o aumento da criminilidade atravez de seus programas pornográficos.
    Eles se dizem os donos da verdade querendo manipular nossa sociedade com seus programas de baixarias e idiotíces no ar.

    ResponderExcluir
  11. É isso aí mesmo! O objetivo principal dessas programações é a audiência e os lucros dela decorrentes.

    ResponderExcluir
  12. Concordo!!!!
    Parabńs pelo belo e primoroso texto!

    ResponderExcluir
  13. Assunto que todos deveriam alimentar a verdade e realidade no mundo de hoje. Agora, eu pergunto: até quando vai durar esse bárbaro programa de TV como (BBB) que não tem incentivo, valor nenhum à socidade e a vida humana?
    Ótimo artigo.

    ResponderExcluir
  14. Realmente é um artigo que mexe com a consciência do povo. No entanto você esqueceu de mencionar nessas inúmeras linhas de seu desabafo, pois é assim que vejo seu artigo, que na verdade ninguém é obrigado a assistir, assim como você mesmo disse, cenas de baixo calão.Pois antes mesmo de começar qualquer programa, seja em qualquer emissora, é notificado claramente a faixa etária de quem deve ou não deve assitir.
    Se você soube elaborar argumentos tão fortes para de uma certa forma depreciar a emissora ou até mesmo o programa em particular, você com certeza saberá entender que gosto é igual a umbigo cada qual tem o seu.

    ResponderExcluir
  15. CONCORDO PLENAMENTE. a FAMÍLIA BRASILEIRA PRECISA ESTAR MAIS ATENTA AS COISAS BOAS QUE EXISTEM NA SOCIEDADE E LUTAR PARA A CORREÇÃO DAS ERRADAS ATRAVÉS DA ATENÇÃO AS NECESSIDADES DO PRÓXIMO.

    ResponderExcluir
  16. Uma leitura perfeita do que acontece através da programação exibida na televisão (especialmente a Globo). Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. este artigo retrada exatamente como a sociedade, salvo algumas exceções está obscecada pela futilidade e adoecendo mais a cada dia, se a juventude de hoje é o futuro da nação amanha, então será que realmente podemos esperar um futuro e um país melhor? sendo o que se prega a todo momento são as inversões de valores, a degradação humana e o fraquecimento do caráter. a prova disso são 8 milhões de reais que pessas juntas pagam a uma emissora para de uma certa forma, eternizar na mente das pessoas estas caracteristicas ditas anteriormente. onde iremos chegar ?

    ResponderExcluir
  18. A vacina que se pode dar à juventude, só os "PAIS', poderão fornecer, pois o que vejo são pais permissivos demais.
    Dando mau exemplo no que se refere ao tratamento com as pessoas. O que uma criança vê é o que ela vai levar para o resto de sua vida.
    Desculpe, se não concordo,a televisão só mostra que a nossa sociedade está podre!
    Beijus

    ResponderExcluir
  19. Concordo plenamente,em genero,numero e grau.
    A muito tempo que venho levantando a bandeira contra a globo,seus programas imbecis,sem conteudo,seus filmes batidos e inumeras vezes reprisados,seu noticiario tendencioso na maioria das vezes.
    Ela aproveita,porque o brasileiro em geral,é pobre de mente,basta ver por exemplo a audiencia do BBB(tenho ate nojo de escrever esta sigla),veja tambem, o fanatismo por futebol,onde se briga,se mata,se vandaliza,em nome de um esporte onde os jogadores,embolsam milhões e o torcedor,morre de fome.
    Mas o que é pior de tudo,a concorrencia não se esforça para oferecer conteudo de nivel,pelo contrario,ficam endeusando a globo e seu bbb.
    Melhor parar por aqui.
    Um abraço e exelente post.

    ResponderExcluir
  20. Adorei a matéria, excelente conteúdo, concordo em genêro e grau. O povo infelizmente adora "cultura" inútil...

    ResponderExcluir
  21. Concordo plenamente,em genero,numero e grau.
    A muito tempo que venho levantando a bandeira contra a globo,seus programas imbecis,sem conteudo,seus filmes batidos e inumeras vezes reprisados,seu noticiario tendencioso na maioria das vezes.
    Ela aproveita,porque o brasileiro em geral,é pobre de mente,basta ver por exemplo a audiencia do BBB(tenho ate nojo de escrever esta sigla),veja tambem, o fanatismo por futebol,onde se briga,se mata,se vandaliza,em nome de um esporte onde os jogadores,embolsam milhões e o torcedor,morre de fome.
    Mas o que é pior de tudo,a concorrencia não se esforça para oferecer conteudo de nivel,pelo contrario,ficam endeusando a globo e seu bbb.
    Melhor parar por aqui.
    Um abraço e exelente post.

    Rafael de almeida
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  22. Na verdade Sr. articulista, a violência não é previlegio e/ou desprevilégio da Globo, todas os canais, sem excessão primam por apresentar programas médiocres,violentos e sensacionalista.(vide os Datenas, os Bocões(aqui em Salvador) e as famigeradas novelas. Na verdade na Televisão não há nada que se aproveite. Os programas que podem ser interessantes, estilo Globo Reporter são tarde impossibilitando-nos assim de assisti-los.

    ResponderExcluir
  23. Realmente Amigos,estamos cada vez mais
    nessecitados de Boa Programação Sadia,
    Sem Falar na falta de respeito da Globo Com
    o telespctador,
    O modo como substimão nossa inteligencia e
    também nossa saniedade mental...Sendo que
    faz séculos que repetem sempre os mesmos
    Velhos Filmes ( que até já decoramos a próxima fala,o texto no caso ) e ainda colocaaa...
    ´" INÉDITO " ,
    E a Musiquinha ..."isso é globalização" kkkkkkkkk
    tem aúdência??? tem pois infeliz-mente a maioria
    da população Brasileira,não tem condições de
    ter uma parabolica..enfim não teem recursos p/
    antnas que peguem outros canais!
    Apoio Geral á vocês..Obrigada elo espaço,
    Abraços.
    Karoll.

    ResponderExcluir
  24. Concordo que o BBB não é um programa da Tv globo
    que vai benificiar a população de forma culta e cultural.
    Mais o programa é divertido para as pessoas de classe baixa e até mesmo as de classe alta, porque vivemos em um mundo ,onde os jornais só mostram desgraça, onde o governo não investe na educação,na saude e etc.
    Por alguns motivos como esses, é que a população passa uma parte do seu tempo assistindo esse tipo de programa ,porque de certa forma elas dormem mais alegres certo?
    Não que isso seja a melhor maneira de se alegrar mais é a forma mais fácil que acharam de se divertir, porque hoje em dia mal podemos sair de casa.
    E vamos ser menos hipócritas...
    não vamos jogar a culpa em uma emissora como a GLOBO,porque se pararmos para analisar todas tem programas futeis sem beneficio algum, temos é que estudarmos mais os governantes que colocamos no poder, porque são eles que tem a maior função de educar a populaçao não acha ?
    E outra coisa somos capazes de escolher o que assistir e o que não assistir correto ?
    Então de certa forma a emissora não tem culpa de ter tanta audiencia em seus programas afinal
    ela não obriga niguém a assistir o programa,porém as escolhas refletem a má educação que a população tem, e o principal culpado é o governo de não disponibilizar recursos para que a população tenha a possibilidade de se educar e saber escolher melhor o que vai te beneficiar de algum jeito .

    É bom esclarecer que não temos que censurar nada,temos é que saber escolher.
    E somos todos capazes de saber escolher, a diferença que algumas pessoas tem o maior conhecimento cultural e por isso escolhem a maioria das vezes , aquilo que lhe acrescentará em algo.

    E esse é o meu ponto de vista .

    Muito obrigada

    ATENCIOSAMENTE
    Milena Bueno,17 anos.

    ResponderExcluir