5 de janeiro de 2010

O Tempo é de Deus

Final de um ano, chamado de velho e princípio de outro, que gostamos de chamar de novo. Aliás, isso reflete bem a nossa cultura de desprezo ao que tem muita idade e acatamento imediato ao que acaba de chegar. Mas de qualquer forma, isso nos leva sempre a uma reflexão: balanços, mudanças, colheitas. Avaliamos o  que fizemos de errado, prometemos mudanças e inexoravelmente colhemos os frutos de nossa atividade anual. Até me vem à lembrança um refrão bem caipira, dos  matutos de nossa Minas Gerais: Quem pranta, cói. Essa é, na verdade, uma lei natural e implacável. Vale para os negócios, para o emprego, para o trabalho, para o amor, enfim para a vida. A sua colheita no final de um ano, de uma fase da vida, de uma temporada é sempre de acordo com o que você plantou. Infelizmente isso não se aprende nos livros, ou na escola. Aprende-se a viver, vivendo. É preciso ser sábio para não cair nas peças que nos prega a vida. Se não, aprende-se a viver quando já não se tem mais tempo para ela.

Basta-nos um olhar mais atento e deparamo-nos com inúmeras situações desta natureza. Orgulhosos que são desprezados, valentões que são humilhados, espertos que são desmascarados e criminosos que são condenados. É questão de tempo. Até porque é muito válida a máxima que diz: o nosso tempo não é o tempo de Deus.

A propósito, gostaria de aproveitar a oportunidade e em nome de meus leitores, cumprimentar a todos os leitores da coluna da ALAMI, desejando que façam um verdadeiro balanço desse ano que se finda e que 2010 seja de colheitas fartas, resultado de semeaduras corretas. Que você tenha Dois Mil e Dez motivos para ser feliz.

Quanto a mim, no apagar das  luzes desse ano de 2009, quero agradecer muito e pedir pouco.

Na verdade,

Eu só peço a Deus que me dê forças.

E que toda a força do meu ser tenha origem na força maior de Seu Espírito.

Que minhas palavras tenham força para serem ouvidas como paz, e não como modelo.

Que minha postura tenha força para ser vista como humana, e não como divina.

Que meu exemplo tenha força para comover e nunca para remover.

Que meu trabalho tenha a força  da  transformação do bom no melhor.

Que o meu sorriso tenha sempre a força da transparência da  sinceridade, e nunca o opaco da dissimulação.

Que meu olhar tenha a força do convencimento das verdades que acredito.

Que minha vida tenha sempre a força para impregnar o meu ser do que realmente necessito, e não do que simplesmente  quero.

E que, finalmente, minha morte tenha a força para unir os corações daqueles que sempre amei.

José Moreira Filho

Acadêmico da ALAMI

moreira@baciotti.com

9 comentários:

  1. Parabéns! Gostei de todas as idéias que transmitiu de forma muito clara. Nem uma única coisa do que escreveu chocou com as minhas mais profundas convicções, e, veja só, eu sou TESTEMUNHA DE JEOVÁ!
    Obrigada por escrever belas VERDADES e desejar para o ano de 2010 coisas muito "saudáveis"
    Até sempre,
    ANA PAULA PATRICIO.

    ResponderExcluir
  2. obrigada, sao palavras para reflexionar lo que hicimos, lo que estamos hacendo, y lo que estamos por hacer. Sou brasileira de Salvador/ Bahia. vivo en Argentina a 20 anos. Pero nunca me acostumo com o frio daqui. Sou casada, tenho 3 filhos (2 argentinos e una brasileira) ja adolescentes. Una de ellas esta vivendo em Salvador,assim que estou dividida. Esa frase O TEMPO E DE DEUS!
    e certa. o homem, nao e nem se quer dono dos seus passos, nem das suas riquezas. Deus tem la ultima palavra. Ainda continuo mezclando las palavras, desculpe! espero mas noticias, gracias. obrigada. de Cristina desde Buenos Aires.

    ResponderExcluir
  3. Amigos agradeço pelo imenso carinho que tem tido comigo, sei que posso contar com as ilustre mensagens que tem me enviado tem sido de muita valia em meus dias. Sou grata a Deus por ter conhecido esta maravilhosa equipe e tenho a plena certeza que Deus é dono do tempo e nada acontece por acaso. Feliz 2010 o ano todo.

    ResponderExcluir
  4. I really like your blog and i respect your work. I'll be a frequent visitor.

    ResponderExcluir
  5. I read a few topics. I respect your work and added blog to favorites.

    ResponderExcluir
  6. I really like your blog and i respect your work. I'll be a frequent visitor.

    ResponderExcluir
  7. I added your blog to bookmarks. And i'll read your articles more often!

    ResponderExcluir
  8. Thank you! You often write very interesting articles. You improved my mood.

    ResponderExcluir
  9. I read blogs on a similar topic, but i never visited your blog. I added it to favorites and i'll be your constant reader.

    ResponderExcluir