1 de setembro de 2008

Os 7 recursos mais poderosos do Gmail

Me lembro até hoje do primeiro email que tive. Criei- no Yahoo.com e o usei por bastante tempo. Na época era realmente fã do yahoo e passei a gostar ainda mais quando o servidor de grupos que usava (Onelist) foi compro pelo Egroups e depois pelo yahoo.

Desse tempo para cá utilizei por muito tempo o Eudora, um dos melhores programas clientes de email, que possuía filtros poderosos que me permitiam muita flexibilidade no gerenciamento de meus emails. Existiam ainda maneiras de se criar filtros complexos de combate ao SPAM. Cheguei na época até a montar um sistema de confirmação positiva (semelhante aos antispams que solicitam confirmação) através de filtros.

Usei por um bom tempo também o Mutt, um cliente extremamente poderoso, em formato texto. Na realidade no no SDF ainda consulto meu email pelo Mutt.

Mas sem dúvida, depois de relutar um pouco na linha de "quero meu programa de email na máquina e não na web" acabei me rendendo ao uso massivo do gmail. Cliente de email extremamente poderoso, visual simples e intuitivo.

Vou tentar enumerar aqui alguns dos recursos que considero mais eficientes no Gmail:

1) Busca de mensagens
Sem dúvida essa é a opção predileta de 8 em 10 usuários do Gmail. É a ordem no caos! Aquele email que você escreveu a meses e continha um material interessante você pode buscar rapidamente. Não se preocupe em organziar emails em pastas/categorias/subpastas, etc! Use algumas tags se quiser mas não é obrigatório! Com algumas palavras chave você rapidamente acha o que precisa!

2) MUITO espaço
Mudamos de emails com 10MB de espaço para Gigabytes! Você arquiva tudo. Se está em algum lugar e quer guardar um trecho de código é só enviar para lá! Até achei que seria necessário de tempos em tempos fazer uma limpeza nos emails antigos, anexos, etc. Mas isso até hoje não foi necessário. Seu histórico fica ali

3) Botão arquivar
Para quem tá acostumado a apagar os emails que não precisa é difícil começar a usar o Arquivar. Gmail quando saiu nem recurso de exlcuir mensagens tinha! É só guardar. Guarde tudo. Guarde sempre!

4) Google Talk embutido
Tá ali, na mão. Só ligar e teclar. E colocando a janela independente facilita ainda mais.

5) Atalhos de teclado
Isso me lembra bastante o Mutt. Quer algo mais prático que um "tab enter y" após responder um email?

6) Pasta de Spam
Praticamente esgotou o spam na caixa de entrada. Mesmo meu email sendo um pouco antigo (e ainda redireciono contas antigas para o Gmail) é raro encontrar um spam na caixa de entrada. Digamos umas 3 vezes ao dia apenas. A caixa de spam bateuns 150 todos os dias.

7) Filtros
Esse me faz lembrar bastante do Eudora. Acho fantástico ter todos os formulários de cadastros em meus sites automaticamente arquivados e ao alcance. Não preciso deletar nada. Pegue os emails dos grupos de discussão e os filtro para um label específico. Depois os olho com calma sem ter que arquivá-los manualmente.

É isso. Existem inúmeros outros recursos mas a maioria das pessoas usa muito pouco. Explorem um pouco mais e divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário